sexta-feira, 14 de março de 2008

O jornalista perde poder com o advento da Internet?

A internet tem um potencial que cresce cada vez mais e a torna uma mídia extremamente poderosa, isso é um fato, mas dizer que os jornalistas perdem seu "poder" com o advento da mesma chega a parecer um exagero. Um jornalista tem que saber usar os diferentes tipos de mídia em seu favor, logo a internet deveria fortalecê-lo, aproximá-lo dos seus leitores, facilitando a comunicação entre ambos.

O bom jornalista mantém sua credibilidade, seja no rádio, jornal, TV ou internet por isso não tem porque temer a suposta ameaça dos blogueiros. Do mesmo jeito que estes não devem ser subestimados por não serem profissionais, realmente há muita informação desnecessária na internet, mas os jornais também cometem seus erros e Jornalismo não é só possuir um diploma, e sim ter vocação e paixão pelo que se faz.

Quem realmente parece enfrentar a ameaça da Internet são as empresas responsáveis pelos jornais impressos. Um fato que demonstra isso foi a veiculação de uma campanha publicitária do Estadão em agosto do ano passado que acabou gerando um debate entre jornalistas, publicitários e blogueiros. A estratégia acabou servindo para mostrar que os blogs estão ganhando força, e que faz tempo que deixaram de ser diários de adolescente.

Esse tipo de comportamento só demonstra que os jornais ainda se opõem à grandes mudanças, e essa sim, pode ser a causa do seu desaparecimento. A solução pode estar justamente na união dessas mídias, causando uma mudança no formato atual dos jornais e assim (re) conquistando seus leitores.

Nenhum comentário: